segunda-feira, 2 de maio de 2016

Indicação para a instalação da Base da GCM no Bairro do Ressaca gera debate na Câmara Municipal de Embu das Artes antes da sua aprovação.

Vereador Pedro Valdir Amaro Gurgel

Na última sessão ordinária, realizada no dia 27 de abril de 2016, o vereador Pedro Valdir apresentou ao Plenário Mestre Gama a indicação 15/2016, que INDICA ao chefe do Poder Executivo Municipal que seja feita a instalação da Base da GCM no Bairro do Ressaca, considerando a necessidade e o mínimo de segurança aos moradores do local e, também, o importante papel desempenhado pela Guarda Municipal da cidade de Embu das Artes, desde a sua criação.
Assim que a indicação entrou em discussão, o nobre vereador Pedro Valdir solicitou a palavra dizendo: “Esta base comunitária será de grande importância para a população do Ressaca, principalmente, em razão da iluminação precária na região, além de se tratar de um bairro, que apesar de hoje ser populoso, ainda contar com várias áreas descampadas”.
A INDICAÇÃO 15/2016 foi motivo de um grande debate antes de sua votação, pois alguns vereadores, como, Clidão do Taxi e Luiz do Depósito, apesar de parabenizar o vereador Pedro Valdir pela iniciativa, entenderam que o Bairro do Ressaca pertence a outros municípios (Cotia e Itapecerica da Serra), o que inviabilizaria a execução da Indicação por parte da Prefeitura de Embu das Artes.
O vereador Pedro Valdir, inclusive, precisou solicitar um aparte na fala do vereador Luiz do Depósito para dizer que apesar do bairro da Ressaca fazer divisa com Itapecerica da Serra e Cotia, os moradores que solicitaram esta base, seja ela móvel ou fixa, são moradores e eleitores de Embu das Artes. Então, não está pedindo para se colocar uma base da GCM no território de Cotia ou Itapecerica da Serra, mas sim, na parte que fica no Município de Embu das Artes, pois lá temos pessoas que moram, votam, trabalham e pagam impostos aqui em nosso município.
O vereador Luiz do Depósito retornou sua fala e finalizou dizendo: “Eu entendo sua preocupação, mas aí no caso não seria uma base da GCM e sim da Polícia Militar que seria mais prático, pois aí é o Estado de São Paulo que arcaria com essa implantação. Sua preocupação é justa, mas jamais o prefeito vai mandar uma base da GCM para lá, disse Luiz do Depósito.
Outros vereadores, porém, tiveram o mesmo entendimento do vereador Pedro Valdir e defenderam a aprovação da Indicação. O vereador Gilson de Oliveira, que é presidente da Comissão Mista, solicitou a palavra para parabenizar o vereador Pedro Valdir e dizer que tem certeza que a Comissão aprovou a Indicação, pois conhece o Bairro do Ressaca como um bairro de Embu das Artes. Fala essa que foi endossada pelos vereadores Carlinhos de Embu, Doda Pinheiro e Rosana, que lembraram entre outras coisas, que na época do asfaltamento do bairro, houve uma parceria entre as prefeituras dos três municípios para garantir que a melhoria chegasse à população do Ressaca.
Esses vereadores disseram entender que os parlamentares de Embu das Artes têm que continuar trabalhando para as melhorias no Ressaca, e ainda, buscar Emendas Parlamentares que possam contribuir para a execução dessas melhorias, pois grande parte da população do Ressaca, votam aqui, trabalham aqui, gastam seu dinheiro no comércio embuense, utilizam o transporte público daqui e merecem a preocupação dos vereadores de Embu das Artes; razão pela qual, parabenizaram o vereador Pedro Valdir pela iniciativa.
A indicação 15/2016 foi aprovada por doze votos favoráveis, com justificativa de voto do Vereador Clidão do Taxi, e ausência da vereadora Dra. Bete e do vereador Edvânio Mendes.
O vereador Pedro Valdir aprovou, ainda, juntamente com os demais vereadores presentes, todos os Projetos, Decretos Legislativos, Requerimentos de Urgência Especial e Indicações que entraram em votação na referida sessão.

(Tatiane Helena Dias - Assessora de Comunicação)